Brasão dos Moura
ORIGEM DA FAMÍLIA MOURA
* Informações do jornalista Roberto Hilas de Moura, em Dezembro/99 para conhecimento de toda a família.* Aqui se encontra somente a parte da informação generalizada da família Moura, as particularidades e nomes dos entes do jornalista foram retiradas.
Na verdade, nosso nome é Mor, do latim Morus nigra, uma árvore do Oriente Médio, um tipo de amoreira. Se te contaram que descendíamos de navegadores portugueses, não te surpreenderás com o que vou dizer agora: descendemos de Bastião De Moura, o maior navegador português da virada do século XV para o XVI, em cujo navio (seu), o Esperança, ele fugiu da Inquisição com a família, indo para Honfleur, França, porto da Normandia. Bastião foi o comandante do Espoir (afrancesamento de Esperança) d'Honfleur, o primeiro navio sob bandeira francesa a chegar à Índia, em 1505.
O pai dele, João De Moura, foi o mais exuberante navegador português de meados do século XV. Foi quem fixou nos mapas as rotas lusitanas pela África. Vasco da Gama valeu-se dos mapas feitos por esse nosso ancestral para contornar a África.
Agora, vai uma informação que te surpreenderá, com certeza: os Mor/Moura eram portugueses desde o século XII, pois lutaram no exército que criou Portugal no século XIII e, por isso, ganharam uma cidade como prêmio do primeiro rei de Portugal. Entretanto, . . . não eram cristãos: eram judeus. Eram judeus de uma família de navegadores do Mediterrâneo, de desde os tempos do Império Romano. Levei anos pesquisando isso.
Busquei nossos parentes que fugiram da Inquisição e foram para Amsterdã, Holanda. São nossos parentes: os Mor da Holanda; os More do Reino Unido, dos EUA, da Austrália, da Nova Zelândia e do Canadá; os Mora da Espanha, os Moura de Alexandria, do Egito - que desde 1952 mudaram-se para Israel.
Os Mor eram israelitas da tribo de Judá, do local onde hoje fica a Jordânia. E, por tradição, fomos preponderantemente navegadores e cartógrafos, até o século XVIII. Portanto, Moura, nosso nome, não tem nada a ver com Mouro. Nada mesmo.
Em tempo: o atual (1999) cônsul de Israel em S. Paulo é da família Mor, descendente de um herói da formação do atual Estado de Israel.A propósito da nossa origem familiar, nós somos De Moura e não apenas Moura. Por razões que desconheço, o nome Mor teria originado a palavra “moreno” (ou o queimado do Sol). Sobre a nossa família (apenas posso inferir), os que foram registrados como Moura, têm ancestrais De Moura até o século XIII. Anteriormente a isso, éramos conhecidos como Mor (houve pessoas que preservaram o sobrenome Mor e que foram, reconhecidamente, parentes). Isso era fácil de reconhecer, pois na Idade Média, a maior cidade de Portugal, Lisboa, não chegava a ter 10 mil habitantes.
Quando nossa família fugiu da Inquisição Católica (uma das poucas famílias de portugueses de religião judaica que conseguiram isso), em 1498, os parentes nossos que foram para Amsterdã adotaram, aos poucos (até cerca de 1658), o nome Mor. Os que ficaram por lá são Mor até hoje. São membros da Congregação dos Judeus Portugueses da capital da Holanda. Os que, entre os anos 1658 e 1664 foram para as ilhas britânicas, depois para as Antilhas Britânicas, e depois para as demais possessões britânicas (EUA, Austrália etc.), adotaram o More (não é Moore, mas More). Os Moura – a família era de judeus sefaraditas – dos reinos ibéricos (Castela etc.) viraram Mora, e foram maciçamente batizados como católicos, ainda que pela força: muitos morreram queimados em praça pública acusados de prática de uma religião ilegal, o judaísmo.
Um parente nosso, francês, escreveu uma tese universitária sobre o Mora.
Os Moura chegaram ao Brasil – litoral da Bahia – em 1503, no navio de Bastião De Moura, o Espoir d’Honfleur. Ele voltou para Honfleur na França ao final de 1503, e em 1504 passou outra vez pelo mesmo litoral brasileiro, da atual Bahia, e deixou mais parentes nossos.
E depois, seguiu para a Índia, numa missão comercial francesa, a primeira daquele país até a península Índica (somos uma das dez famílias mais antigas do Brasil; mais antigas que a nossa, só as dos descendentes dos marinheiros do navio de Cabral que fugiram em 1500, embrenhando-se na floresta, e as dos descendentes de portugueses que, estranhamente, foram descobertos nas proximidades de onde hoje é Santos, e que ninguém sabe ao certo por que estavam lá – onde devem ter chegado antes de 1500). Bastião conhecia exaustivamente as rotas oceânicas, não apenas por ser filho de João De Moura, o excepcional navegador português de meados do século XV. Também detinha no cérebro informações de uma família dedicada aos oceanos e mares desde tempos remotíssimos. Naqueles tempos, a pessoa já nascia sabendo que profissão teria, pois inexistiam escolas, e os filhos eram sempre aprendizes da profissão paterna; entre os Moura, quem não era navegador era cartógrafo, e ambos eram igualmente comerciantes).
Os sefaraditas, todos da tribo de Judá, durante o império israelita sob reinado de Salomão, ocuparam portos do norte da África, da península Ibérica e outros pontos estratégicos do Mediterrâneo, até as ilhas britânicas.
Os judeus, portanto, foram os primeiros ibéricos de religião monoteísta, muito antes de o catolicismo chegar ali. Em termos de data, isso significa que o sefaraditas, judeus da tribo de Judá, estavam onde hoje é a Espanha e Portugal, desde o ano 900 antes de Cristo. A cristianização dos demais ibéricos aconteceu só a partir do século V da atual Era (cerca de 500 anos depois de Cristo).
Isso deve ser surpreendente para você, mas para mim é como se fosse ontem. Estudei isso anos e anos, li milhares de livros, de muitos países, conversei com historiadores das mais diversas nacionalidades, e o que estou passando para você é uma história em que nos confundimos com a própria História.
Passei a ter orgulho dos Mor/Moura, e passei a conhecer o judaísmo, uma vez que li muitos livros em que a história misturava-se com a religião. Digo-me judeu, mas nunca entrei numa sinagoga. Definitivamente, não tenho religião.
Se você ler os livros do início de cada religião, você verá que todas têm uma mesma base, que já está presente nos textos de Moisés; se você colocar em computador as datas fundamentais do surgimento de todas as religiões, você perceberá que tudo começou no Egito faraônico, quando Moisés, salvo das águas do Nilo, foi adotado pela irmã do faraó: ele foi tornado príncipe, e foi aluno dos gênios culturais da época.
O judaísmo, portanto, tem raízes na religião egípcia do tempo dos faraós, o que é um detalhe que pouquíssimos sabem, e informação que irrita aos judeus, mesmo os mais cultos.
Se você estudar o surgimento de todas as religiões desde os primórdios delas, e justapor todas as informações com a progressão do processo civilizatório humano ao longo de milhares de anos, perceberá que a Ética é a base das religiões, e que a Ética foi avançando pelo planeta na medida em que a cultura foi sendo deslocada por aqueles homens que faziam comércio. Em síntese: a Ética não é grega, mas egípcia; Moisés, o israelita príncipe egípcio deu início ao processo, sendo representante do Divino.
A cultura familiar infelizmente é desconhecida na nossa pátria. Mas entre outros povos, todos sabem tudo sobre suas origens. Os alemães, por exemplo, sabem quase tudo sobre as tribos germânicas, de onde vieram, como chegaram na Europa. Estudam isso e curtem esse estudo.
Eu quero te passar as informações, para que tenhas orgulho do que fomos como família, do que somos como brasileiros.
Tenho muito orgulho dos nossos ancestrais.
O primeiro feudo europeu de uma família de religião não católica foi a dos De Moura, no século XII, a cidadela De Moura, em Portugal.
O primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques (Afonso I), nos deu um feudo por sermos heróis da independência portuguesa. Ele tinha, em seu exército, duas tropas de religiões não-cristãs: a nossa, de nossa família, judeus sefaraditas, e uma de portucalenses de religião islâmica.
A cidade De Moura existe até hoje, e lá estão as ruínas do palácio árabe que nós sitiamos e conquistamos. Somos lusitanos desde o primeiro momento. Mas, infelizmente, nos séculos XIV e XV deram-se as perseguições contra os portugueses de religiões judaica e muçulmana.
Mas agora isso já não é importante vivencialmente. Importância tem, como história. Só isso. Foi uma parenta de João De Moura, aia da rainha portuguesa na primeira metade do século XV, a mentora escolar daquele que depois de adulto entraria para a história como o criador da escola de Sagres, líder dos navegadores que fizeram a glória de Portugal, o Infante Dom Henrique.
Por influência dela ele foi grande amigo dos navegadores de religião judaica. Entre os grandes navegadores de Portugal nos séculos XIII, XIV e XV quase a metade era de judeus praticantes ou cristãos-novos (judeus que aceitaram o batismo com receio das perseguições religiosas).
Sobre nossa família, tenho algumas informações que acho que vão te interessar. Primeiro, quero destacar que estará nas livrarias em breve um livro, Dicionário das Famílias Brasileiras, quase 3 mil páginas, escrito por Eduardo de Almeida Barata e Antônio Henrique da Cunha Bueno, ambos paulistas.
Neste livro, uma das famílias estudadas é a nossa. Só que os dois autores evitaram detalhar as verdadeiras origens de muitas das famílias, dos De Moura, inclusive; apenas citam que temos o direito de assim sermos chamados familiarmente porque conquistamos a fortaleza árabe que depois se chamou Moura; porque durante a guerra de cerco à cidadela - quando da transformação do condado Portucalense em reino de Portugal - uma suposta princesa árabe filha do líder local suicidou-se atirando-se do alto da torre principal. Tudo firulas... balelas, que quem estudar a história lusitana verá que é invencionice para esconder origens familiares desagradáveis ao establishment católico. Mostra também que nossa família tinha um brasão, até‚ bonito, o que é verdadeiro: temos um brasão, e detemos o direito de usá-lo.
Como já foi dito anteriormente, os Moura foram a primeira família não católica, em toda a Europa, a ter um feudo medieval, isso no século XII. Moura foi nosso feudo; ou melhor, de nossos ancestrais. É hoje uma cidade bonita, perto da fronteira de Portugal com o Algarve (que há tempos era um reino coligado).
Se leres o livro do Cunha Bueno e do Barata, não acredite em tudo. Para ele, os Moura são cristãos velhos, o que de fato nunca fomos. Mas de fato temos um brasão. Aliás, os judeus de muitas famílias européias conquistaram esse direito, e algumas são nobres com direito assumido. Existem diversas, na Europa.
Em linguagem de historiógrafo, fomos judeus da corte, ou seja, cidadãos que trabalhavam para o reino em funções de interesse do estado português.
Em alguns momentos da história portuguesa, casamos com aristocratas e tivemos destaque nos governos. Por isso muitos Mor/Moura aceitaram o batismo, para melhor serem aceitos como lusitanos pelos católicos...
Outra curiosidade que o livro de Cunha Bueno e Barata irá revelar.
A família Cavalcanti, uma das campeãs em divisões familiares no País, surgida em Pernambuco na segunda metade do século XVI, provavelmente em 1592, resultou do casamento de um europeu de nome aportuguesado Francisco de Cavalcanti com uma mulher mestiça de índia da família Moura. Os Cavalcanti são, portanto, aparentados conosco desde a origem, na segunda metade do século XVI.
Outra curiosidade: os Cavalcanti se pensam descendentes de um italiano, só que na Itália inexiste, originalmente, tal família. Logo, ele, na realidade, não era um Cavalcanti, ou então a grafia está equivocada. Eu penso que ele nem italiano era. E que Cavalcanti possa ser fonetização de duas palavras de origem germânica, kawal kant.
De qualquer maneira, no livro do Cunha Bueno e do Barata, existem 880 linhas de texto sobre a família Cavalcanti, a mais densamente analisada.
Se tivéssemos no País a tradição dos nomes compostos, eles se chamariam, desde o berço, Moura-Cavalcanti. Conto isso para que possas mensurar a importância de nossa família, ao longo dos séculos.
Os De Moura e os Moura: uma simples exclusão do De na hora de registrar os descendentes ou por preocupação Política como está citado num exemplo abaixo.
João Felisberto De Moura. Era de São João del Rey, Minas Gerais, cidade importante durante o império.
O fato dele ter chamado o filho de Olímpio revela uma preocupação histórica, cultural, pois deriva de Olimpo, Grécia, o berço da república, da gestão pública dos interesses do povo. O fato dele excluir o "De" do nome do filho Olímpio Moura, revela uma preocupação política, pois, durante a luta pela república, o "De" significava origem aristocrática, e os republicanos queriam cortar as ligações com Portugal, uma monarquia. Só que o "De" não tem nada de aristocrático. É muito anterior a essa concepção do Renascimento.
Os De Moura nunca foram gentil`homens em Portugal, pois trabalharam pesado. O De Moura que foi vice-rei do Brasil, no século XVIII, era um trabalhador, tanto que chegou a morar em Mato Grosso, onde só havia brenhas, naquelas épocas. Nunca fomos de boa vida. E como já foi dito algumas vezes, tenho orgulho dessa família antiqüíssima como poucas o são.
Sobre o Brasão: De vermelho, sete castelos de ouro, postos um, dois, um, dois e um. Timbre - Um dos castelos do escudo. Significado - O vermelho é conhecido também como goles ou gules, recebendo este nome nas armarias da nobreza geral. Quando presente nos escudos dos príncipes, passa a ser chamado de marte, enquanto nos brasões dos nobres titulados é chamado de rubi. Este esmalte é associado com o valor e a intrepidez e obrigava os seus portadores a socorrer os injustiçados e oprimidos. A presença do castelo em um brasão de armas significa que o seu portador participou com destaque em tomadas de assalto, ou despojos conquistados. Quando representado de portas abertas indica sucesso na defesa ou tomada. Nome de raízes toponímicas, dizem alguns genealogistas que ele deriva do da vila do Alentejo, de que os fundadores da família que o adoptou por apelido o teriam tirado em comemoração do feito por eles praticado na sua conquista (!). Não é possível, contudo, remontar a genealogia desta família em bases documentais a épocas anteriores ao século XV.
Fonte: Mário Moura (brasão) - http://www.genealogia.sapo.pt/familias/
Meu nome é Kelly Cristina de Moura , moro no interior de SP , mas o Moura de meu sobrenove veio do Rio de Janeiro , meu Bisavo Virtulino Augusto de Moura trabalhou para antiga Light do Rio , foi casado com Julia Moura , nao sei o nomes dos pais dele mas sei que sua descendencia era Francessa , ele era loiro de olhos azuis , faleceu em torno de 1950, se alguem tiver alguma informaçao pois nao sabemos se ele tinha irmaos ou irmas favor entrar em contato no email kelly@fasternet.com.br
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEu sou Alonso Moura e moro em Nordestina na Bahia. Meu tio me contou que possa meus bisavós eram dá cidade de Simão Dias-SE.
ExcluirBoa noite primos e primas. Sou Luciana Dufrayer de Moura, filha de Diomar Jose de Moura, filho de Álvaro de Moura, eu sou de SP mais meu pai e a nossa famifam e do Rio de Janeiro.
ExcluirOi eu não tenho moura,mas meu avô tem,meu vô disse que era do rio de janeiro e Foram viver na barra do sao fraFranci no interior do espírito Santo,.
ExcluirMeu nome é Kelly Cristina de Moura , moro no interior de SP , mas o Moura de meu sobrenove veio do Rio de Janeiro , meu Bisavo Virtulino Augusto de Moura trabalhou para antiga Light do Rio , foi casado com Julia Moura , nao sei o nomes dos pais dele mas sei que sua descendencia era Francessa , ele era loiro de olhos azuis , faleceu em torno de 1950, se alguem tiver alguma informaçao pois nao sabemos se ele tinha irmaos ou irmas favor entrar em contato no email kelly@fasternet.com.br
ResponderExcluirTbm meu nome simael Moura somos parentes 😁
Excluirolá eu sou de POtiretama e minha família é toda moura acho que soma uns 4.000 só na localidade que moro em POtiretama ceará... creio que somos parentes
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMeu nome é Kelly Cristina de Moura , moro no interior de SP , mas o Moura de meu sobrenove veio do Rio de Janeiro , meu Bisavo Virtulino Augusto de Moura trabalhou para antiga Light do Rio , foi casado com Julia Moura , nao sei o nomes dos pais dele mas sei que sua descendencia era Francessa , ele era loiro de olhos azuis , faleceu em torno de 1950, se alguem tiver alguma informaçao pois nao sabemos se ele tinha irmaos ou irmas favor entrar em contato no email kelly@fasternet.com.br
ResponderExcluirMeu nome é Paulo Henrique Alves de Moura Junior,
ResponderExcluirMeu pai é Paulo Henrique Alves de Moura,
Meu Avô é Sebastião Alves de Moura,
Meu Bisavô é Manoel Alves de Moura.
Procuro mais informações sobre meus antepassados, se alguém souber pode entrar em contato comigo pelo email: henriquealves08@gmail.com
Henrique nos aproximamos mas pois minha familia tambem é Alves+Moura, Jeane Alves de Moura, Jean Alves de Moura, Karlos Moura, e-mail karlosnetomoura@hotmail.com , somos de Rondonia.
ExcluirMinha família também é Alves moura
ExcluirSou tmbem da familia caldas moura,,minha avó chamava -se Izabel Maciel moura e meu pai Raimundo de caldas moura
Excluiroi, meu avô tinha o sobrenome alves de moura e morava na paraiba quando criança; depois foi embora e nunca mais deu noticias para os familiares, seria muito bom conhecer os familiares dele.
ExcluirTbm tenho Alves de Moura na família! Somos do Ceará
ExcluirSou da família vicente de Moura sou de Pernambuco. Meus avô Pedro Vicente de Moura e avó Júlia Maria Vicente de Moura
ExcluirOla meu avô paterno chama Pedro Alves de Moura e era do Ceará, será que somos parente.
ExcluirBoa Noite Marcelo Moura !
ResponderExcluirMe chamo Francisco Junior de Moura Souza, ( Junior Moura ) sou pernambucano, filho de Marlene Pereira de Moura, neto de Crispim Assis de Moura, fico muito grato a você por ter descobrido a origem do nosso sobrenome. Meu email e fjuniormouras@gmail.com, meu face Junior Moura. Se souber de algo mais e quiser me passar ficarei muito grato.
Eu quem agradeço a leitura, fique sempre, de olho, meu watsap 988322112, fiquem a vontade, e adiantabque ainda existem muitos mouras que não sabem a verdadeira origem de nossa família. Vamos divulgar pra que venham a saber qual nossa história. Obrigado primo Junior Moura
ExcluirBoa tarde, Junior Moura.
ExcluirMe chamo William Moura, filho de Paulo Pereira de Moura, moro em Brasília. Fui abandonado por meus pais quando tinha 10 anos,desde de então morei nas ruas, até ser acolhido por uma família aos 13 anos. Com muita luta e garra me tornei advogado. Sei que meu pai é paraibano e minha mãe pernambucana, tenho muita vontade de conhecer a família de meu pai, pois não conheço ninguém.
sou neto de Severino Pereira de Moura e Izabel Antônio de Oliveira Moura. achei o sobrenome de sua mãe igual ao de meu pai, que nasceu na Paraíba, acho que em Santa Maria ou santa Rita da Paraíba, mas foi para o Pernambuco ainda novo.
qualquer notícia, me avise.
meu e-mail é william2_moura@hotmail.com, Face:William Moura.
ExcluirQualquer notícia.
TBM TENHO MOURA, MIMHA FAMILIA PARATERNA TBM, TODOS ELES SÃO DE PERNANBUCO!
ExcluirSou julio César g de moura meu avô era jose julio de moura.
ResponderExcluirSou julio César g de moura meu avô era jose julio de moura.
ResponderExcluirMe chamo Lisiane Ferreira de Moura, filha de Luiz de Moura Sobrinho e neta de João Neponuceno de Moura, todos nacidos no RN. Adoraria saber mais sobre a origem da minha família até pq sempre achei que meu avô (um homem de baixa estatura, pele muito clara e olhos azuis beeem claros) não parecia em nada com os portugueses que conheci. Vou adorar saber maïs sobre nossa origem. Se puderem me ajudar... lisianefm@gmail.com
ResponderExcluirLisiane achei muito interessante o que voce escreveu tambem sou De Moura e meu avô tambem é de baixa estatura,olhos azuis bem claro e pele muito clara tambem.
ExcluirLisiane, meus Pais nasceram em RN. Meu pai João Batista de Moura, homem de pele clara e olhos azuis. Infelizmente, ele faleceu em 2000, na Cidade de Natal/RN onde morava com minha mãe. Minha Mãe, Zilda Alves dos Santos (nome de solteira), pele clara e olhos verdes, filha de Isaias Alves e Maria Alves (preciso olhar os dctos deles para lembrar os nomes deles) só agora que tive curiosidade de encontrar o brasão da família Moura.
ExcluirMinha mãe, sempre disse que somos descendentes de Italiano e Holandes. Gostaria de saber mais, sobre os De Mouras do RN.
Me chamo, Marilú de Moura, nasci e cresci em SP.
Complemento do texto acima.
Excluire-mail de Malú Moura para contato.
maluabati@gmail.com
Lisiane e Malu,Me chamo Ricaom De Moura,sou neto de JULIA nasci aqui em Natal-RN e meu avõ tambem tem as mesmas caracteristicas de seus estatura baixa,pele clara e olhos azuis,sei que aqui na cidade de Natal quanto na cidade de PATU na Paraiba temos muitos parentes.. inclusive na politica local das duas cidades,muita gente publica..meu contato ricaomoura@yahoo.com.br
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá, boa noite estava lendo os comentários e vejo o nome de minha cidade Patu/RN tbm sou De Moura sou filha de José Francelino de Moura, mais conhecido como Zé Francelino ou Zé de João de Chico e neta de João Francisco de Moura mas conhecido como João de Chico, meu bisavô se chama Francisco Francelino de Moura, e falando sobre essa característica de olhos azuis e pele clara minha avó tem, ela se chama Ana Alexandrina de Moura filha Joaquim Josino de Moura, aguardo mais informações, email para contato Karymoura08@gmail.com
ExcluirA familia do meu pai e de patu.. meus avos. Geraldo de sa figueiredo e sabastiana moura de sa filha de joaquim josino de moura e de ester.
ExcluirBom dia Marcelo Moura !
ResponderExcluirMeu nome de solteira é Deise Aparecida Rolim de Moura. Meus antepassados recentes são de Santo Antonio da Posse.Meu avô chamava-se Ovidio Rolim de Moura e avó Julia de Sousa. Li alguma coisa sobre a arvore genealógica que o Rolim foi acrescentado ao de Moura depois de uma luta em Portugal.Um de Moura ganhou parece que umas terras que deu o nome de Rolim. Você sabe algo sobre isso ? Tem tb qualquer coisa de Visconde de Azambuja... Assino hoje Deise Moura no face e moro em Niterói Rio de Janeiro. Meus avós viveram em Mogi-Mirim-SP.
Abraços. email - dasa.pinto@gmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAntônio Rolim de Moura Tavares (vice-rei do brasil)
Excluirhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Rolim_de_Moura_Tavares
olá... sou Vargas de Moura... meu avô, era parente do Brizola, que era dos mesmo DE MOURA... achei muito legal... a origem da família aqui era Erechim/São Borja no RS... seria legal trocar mais informações com os parentes! o nome do meu avô era FLORES DE MOURA
ResponderExcluirola Getulio meu avô era parente do Loeonel Brizola De Moura.
ExcluirNão tenho muita informação só sei que meus avos vieram do RS e que era primo do Brizola.
ola Getulio meu avô era parente do Loeonel Brizola De Moura.
ExcluirNão tenho muita informação só sei que meus avos vieram do RS e que era primo do Brizola.
Olá,me chamo Neuza de Moura, sou gaúcha e natural do município de Giruá, região noroeste do estado. Meu pai se chama Cecílio Teixeira de Moura, meu avô chamava Napoleão José de Moura e meu bisavô, Severino José de Moura. Não tenho certeza, mas meu tataravô, parece que se chamava Tristão. Se alguém tiver antepassados em comum, favor me contatar. Meu e-mail neuza.moura@gmail.com
ExcluirOLA,sou Marcia Silva de Moura,meu avô Fausto de Moura era primo da esposa do Brizola,morava em Qaurai.Meu falecido pai,Wilson de Moura, moramos em PoA,RS...entrem em contato!!marcia.mourawm2@gmail.com
ExcluirOlá, tbm temos parentesco com Leonel Brisola
ExcluirMarcelo e demais "primos", boa tarde!
ResponderExcluirSou Jane Maclainy de Moura.
Pesquisa perfeita Marcelo, é a mais correta se formos pesquisar o que a história nos diz sobre a fundação de algumas cidades.
Sou psicóloga, mas minha mãe e irmão historiadores. Daí minha paixão por história tbm.rsrs
Boa noite, Jane Moura! Sou Anderson Moura Barbosa nasci e moro em Brasília, filho de José Moura Barbosa, meu pai nasceu em São Antônio do Salto da Onça no Rio Grande do Norte, meu avô era João Moura Barbosa. Caso saiba algo a mais por favor envie para o meu email: andemou@gmail.com
ExcluirSou alagoana, mas meus pais são primos e são do RN.
ResponderExcluirAntes de ler essa pesquisa do Marcelo a uns dois anos atrás em conversa com um amigo judeu, o mesmo me falou de judeus que fugiram da inquisição e se instalaram no nordeste brasileiro, mas precisamente no RN, mas alguns se espalharam no Brasil a fora. Eles também modificaram seus sobrenomes para não serem perseguidos.
Como minha família tem um hábito de casarem entre primos, achei curioso e uma característica judaica, daí fui pesquisar sobre a origem de nossa família.
Outro ponto que talvez vcs não saibam, é que na realidade, as caravelas do descobrimento do Brasil, relataram primeiranente as terras alagoanas, onde está descrito lagoas e rios que desaguam no mar e depois as caravelas seguiram contornando a costa do nordeste até Salvador.
ResponderExcluirBem primos, na realidade, fazemos parte de uma única família Moura. Independente do Estado Brasileiro que originamos!
ResponderExcluirDescobri a pouco uma parte em SC e RS e eles farão um encontro da família em 2017.
Eles têm uma página no Facebook com Família Moura 2017 com o Brasão da família.
Bem, eu vou! Vamos?!
Boa noite. Eu sou descendente de Israel tbm rsrs lado da Mae; De Moura e lado do Pai o, Avila.(Mooura tribo de Judá)
Excluir(Avila tribo de Beijamim). Amo Israel.
Meu sobrenome é moura
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMeu nome é Agnaldo Rodrigues de Moura,o do meu pai é Antonio Rodrigues de Moura o da minha mãe é Eugenia Ferreira Ribeiro.Nasci em Poções uma cidade pequena do sudoeste baiano o meu pai a minha mãe e a família deles em cidades vizinhas a minha.Fiquei muito feliz em saber a origem do meu nome,e portanto dos meus antepassados. Já gostava do meu nome agora eu vou ter é orgulho em assina-lo.Mais informações a respeito da minha família meu endereço é agnaldomoura21@gmail.com obrigado e abraços.
ResponderExcluirMeu nome é Agnaldo Rodrigues de Moura,o do meu pai é Antonio Rodrigues de Moura o da minha mãe é Eugenia Ferreira Ribeiro.Nasci em Poções uma cidade pequena do sudoeste baiano o meu pai a minha mãe e a família deles em cidades vizinhas a minha.Fiquei muito feliz em saber a origem do meu nome,e portanto dos meus antepassados. Já gostava do meu nome agora eu vou ter é orgulho em assina-lo.Mais informações a respeito da minha família meu endereço é agnaldomoura21@gmail.com obrigado e abraços.
ResponderExcluirMeu nome é Ana Moura Campos,filha de Maria do Socorro Fernandes de Moura, neta de um português mesmo, Francisco Cardoso de Moura, no meu caso minha mãe tirou derivado "De"..gostei de sua pesquisa. .
ResponderExcluirBoa tarde, me chamo Diego Ferreira de Moura. Neto de Américo Fonseca de Moura, da Cidade Do Porto ( Seixo Fanzeres ) Gostaria de saber a origem verdadeira da minha família, e se possível o Brasão.
ResponderExcluirDiegofdemoura86@gmail.com
Ei primos, meu nome é lorraine Soares moura, sou do rio e meu pai se chama petuel Camilo moura, meu avô Joel moura. Minha avó só lembro q se chamava Isaura, ela era índia e meu avô veio da Itália e se casou c ela. Minha mãe se separou do meu pai qndo eu tinha 2 anos e fomos para vitoria-es então não tenho contato c a família. Tem mais alguém aí do rio? Bj pra todos e um lindo ano novo!
ResponderExcluirEi primos, meu nome é lorraine Soares moura, sou do rio e meu pai se chama petuel Camilo moura, meu avô Joel moura. Minha avó só lembro q se chamava Isaura, ela era índia e meu avô veio da Itália e se casou c ela. Minha mãe se separou do meu pai qndo eu tinha 2 anos e fomos para vitoria-es então não tenho contato c a família. Tem mais alguém aí do rio? Bj pra todos e um lindo ano novo!
ResponderExcluirBoa noite! Gostaria de obter maiores informações sobre a minha família de meu pai. Sou Anderson Moura Barbosa, nasci e moro em Brasília, filho de José Moura Barbosa, que nasceu em São Antônio do Salto da Onça no Rio Grande do Norte, meu avô era João Moura Barbosa e minha avó era Minervina Moura Barbosa. Gostaria de obter maiores informações sobre a minha família. Meu email: andemou@gmail.com
ResponderExcluirAnderson, estou como você. Quero muito informações sobre meus antepassados.
ExcluirEu não conheci o meu avô Paterno, mas tenho quase certeza que o nome era João e o sobrenome Moura, como meu Pai faleceu preciso ver se encontro algum documento dele para certificar-me do nome dos meus avós. Eles eram do RN, e parte da família do meu Pai, bem como de minha mãe, reside ainda em RN / RJ e SP, onde moro.
Ansiosa para descobrir mais.
maluabati@gmail.com
Anderson, estou como você. Quero muito informações sobre meus antepassados.
ExcluirEu não conheci o meu avô Paterno, mas tenho quase certeza que o nome era João e o sobrenome Moura, como meu Pai faleceu preciso ver se encontro algum documento dele para certificar-me do nome dos meus avós. Eles eram do RN, e parte da família do meu Pai, bem como de minha mãe, reside ainda em RN / RJ e SP, onde moro.
Ansiosa para descobrir mais.
maluabati@gmail.com
Boa tarde Malu!Alguma novidade sobre a nossa família Moura?
ExcluirAbraços. Anderson Moura. andemougmail.com
Olá Anderson, não busquei mais informações , mas continuo curiosa sobre nossa origem, linhagem etc.
ExcluirSou Carlos Florencio de Moura Neto, filho de Leonarda alves de souza e Leonardo Neves de Moura meu face é https://www.facebook.com/karlosneto.moura?fref=ts, então vamos fazer a reunião dos M
ResponderExcluiroura, kkkk ja estou usando até o brasão de nossa familia.
Silvano André Rosa de Moura de Florianópolis - SC, filho de Clementino Nascimento Moura, neto de Antônio Amado Moura e Ismênia do Nascimento Moura, bisneto de Clementino Moura do Cajueiro - Japaratuba - SE.
ResponderExcluirEu sou Alonso Moura e moro em Nordestina na Bahia. Meu tio me conta que o meus bisavôs vieram das proximidades de Simão Dias-SE SE
ExcluirSilvano André Rosa de Moura de Florianópolis - SC, filho de Clementino Nascimento Moura, neto de Antônio Amado Moura e Ismênia do Nascimento Moura, bisneto de Clementino Moura do Cajueiro - Japaratuba - SE.
ResponderExcluirOlá, meu nome é Adriel Jose de Carvalho Moura, sou natural de Caxambu, MG, filho de Elias Jose de Moura, sou neto de João Antonio de Moura, meu bisavô chama-se João de Moura. Gostei do estudo genealógico feito acima, excelente trabalho. Parabéns ao dono do Blog - Marcelo Moura
ResponderExcluir"e foi aluno dos gênios culturais da época.Em síntese: a Ética não é grega, mas egípcia; Moisés, o israelita príncipe egípcio deu início ao processo, sendo representante do Divino." Podemos acrescentar que Jesus é uma interpretação de Hórus, filho de Osíris e Íris.
ResponderExcluirMeu nome é Vandesvaldo de Carvalho Moura, sou cerense e, aqui temos um grupo whatsaap em que estamos nos organizando e já realizamos o primeiro encontro da Família Moura. Gostaria de mais informações e de ampliar ainda mais notícias da nossa ascendência.
ResponderExcluirOlá eu sou moura também meu pai e do Ceará.
ExcluirBom dia, Vandesvaldo. Sou Josue Moura Santana. Sou do Maranhão, mas meus pais são originários do Ceará. Cheguei a conhecer alguns parentes de Brejo Santo e Mauriti. Depois perdemos contato. Gostaria de ter acesso a mais noticias e informações dos Moura do Ceará.
ResponderExcluirOla também sou moura
ExcluirPessoas do Ceará eu acho que provavelmente podermos ser parentes próximo.
ExcluirNadiani de Moura de sorriso MT meu pai se chama Vanderlei j.de Moura tenho contato com a familia dele mais tinha curiosidade de saber qual descendência dos De Moura.
ResponderExcluirNadiani de Moura de sorriso MT meu pai se chama Vanderlei j.de Moura tenho contato com a familia dele mais tinha curiosidade de saber qual descendência dos De Moura.
ResponderExcluirParabéns pela pesquisa, sou de Padre Paraíso/MG (Vale do Jequitinhonha), e filho de Juraci Gil de Moura. Proponho que inciemos uma campanha para coleta de amostras de DNA, e as encaminhemos a algum laboratório internacional como foi recentemente feito com descendentes afrobrasileiros, em recente reportagem do Fantástico. É mais uma forma de reforçarmos nossa identidade, e preservar nossa história. Sugestões serão bem vindas.
ResponderExcluirMuito interessante a pesquisa. F8c9 feliz em saber um pouco da história da nossa família. Sou neto de Arli Amorim de Moura. Minha família é de Remanso na Bahia. Mas a grande maioria está em São Paulo. Gostaria de mais informações sobre meus ancestrais. leandromoura1979@gmail.com
ResponderExcluirMeu nome é Julio Cesar MOURA Curvelo Calanca sou de Macaé RJ sou filho de Elzira MOURA e neto de João Batista Moura com muito orgulho... obrigado pela pesquisa muito rica na historia.
ResponderExcluirMeu nome é israel arimar de moura .Meu avó avó era alves de moura e veio da bahia para minas gerais onde os alves de moura se espalharam para varias cidades -bh-morada nova- tres marias e uberlandia entre outras.
ResponderExcluirOia posso ter parentes aqui e nem sei kkkkk
ResponderExcluirFico contente por reunir essas informações,já tinha lido sobre a origem de meu sobrenomeas aqui esta todas reunidas em um só texto,aliás me chamo Alberto de moura neto agradeço pelo o empenho.
ResponderExcluirSou Àlisson de moura freires os meus dois avós tem moura meu avo e javan oliveira moura e minha avo e marieta rodrigues de moura. so o luxo muito bom saber a origem do nosso nome e saber que e impotante.muito bom
ResponderExcluirSou Àlisson de moura freires os meus dois avós tem moura meu avo e javan oliveira moura e minha avo e marieta rodrigues de moura. so o luxo muito bom saber a origem do nosso nome e saber que e impotante.muito bom
ResponderExcluirOi sou Claudia Luciana Moura, filha de Luiz Moura Filho. Meu avô Antonio Luiz Moura nascido em Sergipe mudou-se com a esposa e filhos para a cidade de Coxim Mato grosso do Sul por volta de 1955, depois por volta de 1979 mudou-se com alguns filhos, inclusive meu pai para Jaru Rondônia. Gostei de saber sobre minha origem. Um abraço a todos os Mouras.
ResponderExcluirMeu nome é Nicolas Moura Araújo
ResponderExcluirEsses dois sobrenomes meu tem brasão de Portugal e Espanha etc.
Se quiser entrar em contato email:Nicolasmouraaraujo30@icloud.com
Boa tarde... meu nome johner Junior coelho moura... sou neto de Oliveira moura...muito bom saber que essa familiar e grande um abraço família moooura...
ResponderExcluirMuito boa a pesquisa, sou Rafael Teixeira de Moura, com descendentes na Paraíba e Ceará, minha família está concentrada mais em Natal/RN e interior.
ResponderExcluirMeus Pais, são de Natal assim como meus avós.
ExcluirJoão Batista de Moura
Zilda Azevedo dos Santos
maluabati@gmail.com
Meus Pais, são de Natal assim como meus avós.
ExcluirJoão Batista de Moura
Zilda Azevedo dos Santos
maluabati@gmail.com
Meus Pais, são de Natal assim como meus avós.
ExcluirJoão Batista de Moura
Zilda Azevedo dos Santos
maluabati@gmail.com
Meus Pais, são de Natal assim como meus avós.
ExcluirJoão Batista de Moura
Zilda Azevedo dos Santos
maluabati@gmail.com
Que honra fazer parte dessa familia,eu sou Moises dos Santos Moura,filho de Murildo Moura da Silva e neto de Antonio De Moura Silva e Maria Moura da Silva,eu sei que minha familia mora em Mossoró,mas eu sou de Fortaleza Meu pai foi contador da empresa refeesa aqui em Fortaleza,meus tios que desconheço se chamam Antonio Marcos De Moura Silva e Romildo De Moura Silva,gostaria de alguma informação sobre eles pois tenho muita vontade de conhece-los ,meu e-mail bombombelinha@gmail.com Abraços p todos.
ExcluirRafael estou buscando Parentes aqui em Natal-RN para tentar chegar a um Parente de PORTUGAL para dar entrada em uma cidadania Portuguesa,favor entre contato . ricaomoura@yahoo.com.br
ExcluirBoa tarde famílias moura, procuro meus tios e avós paterno, sou simone falquetti e tem um tempo que meu pai perdeu contato com eles.o nome do meu avô João raimundo,e dona Maria anunciada da silva.não tenho o nome de meus rios mas vou pesquisar obrigado.contato.Simonefalquett@ hotmail.com
ExcluirOlá familia Moura. Meu nome de solteira é Elza Gomes de Moura. Meu pai José Vieira de Moura e meu avô João de Moura. Segundo consta, vieram do Ceará para o Pará. Sou paraense. Se souberem mais algo que acrescente a história dos Moura no Ceará me enviem por favor. Meu email elzzasousa@gmail.com. Obrigada.
ResponderExcluirOlá familia Moura. Meu nome de solteira é Elza Gomes de Moura. Meu pai José Vieira de Moura e meu avô João de Moura. Segundo consta, vieram do Ceará para o Pará. Sou paraense. Se souberem mais algo que acrescente a história dos Moura no Ceará me enviem por favor. Meu email elzzasousa@gmail.com. Obrigada.
ResponderExcluirOi meu avô e gomes de moura
ExcluirRonaldo Gleyson De Moura Correia
ResponderExcluirsou de Recife Origem da Família já que foi aqui que nos juntamos com o Cavalcante.
Procurem o Facebook Ronaldo Moura. tem minha moto com meu cachorro na foto
Sou Moura, gostaria de encontrar meus familiares.Meu pai era de Garanhus o nome dele Jose Moura, minha vo mae de meu pai era Maria Moura...So me lembro de uma prima que se chama Priscila morava ou mora em Marilia SP..Meu pai e avo ja faleceram...Meu nome e Leosangela Autieri
ResponderExcluirEU SOU JOÃO PAULO RAMOS DE MOURA TENHO 64 ANOS DE IDADE SOU DESCENDENTE DE JOSE ANTONIO DE MOURA, SANTIAGO RIO GRANDE DO SUL BRASIL. OS MEUS MOURA VIERAM PARA O RIO GRANDE DO SUL ANO 18OO E POCO, SOBREVIVERAM SÓ O MEU A VÕ E TRêZ IRMÃ. JPRAMOSDEMOURA@GMAIL.COM
ResponderExcluirQue matéria legal, também tenho o sobrenome Moura, mas nunca me interessei em pesquisar sobre meus ascendentes. O Moura é da minha falecida tataravó.
ResponderExcluir
ResponderExcluirAqui está a solução para o seu problema de dinheiro
Email: querire00maria@gmail.com
Olá Sr. e Sra
Nós somos os especialistas financeiros específicos são capazes de fornecer um empréstimo variando de € 5000 a € 150,000.000 taxa de 3% ao ano para qualquer um capaz de pagar e as condições que tornam a vida mais facile.Donc se você realmente precisa, por favor
Vamos responda a este e-mail: querire00maria@gmail.com
Por favor, responda-nos o mais rápido possível
Boa tarde! Sou Wilian Geraldo de Moura, Nascido em Minas Gerais, família originada da cidade de Arcos, no mesmo estado. Será que pertencemos a mesma linhagem familiar? Meus avós nasceram em Santo Antonio do Monte, uma cidade bem antiga neste estado, famosa, pelas fábricas de fogos, e antigamente pertencia ao município de Itapecerica, que era o chamado circuito dos tropeiros, por onde passaram diversos viajantes que faziam a rota, da Bahia a São Paulo, com suas tropas.
ResponderExcluirboa parceirro meus parentes vinherao de morada nove mg meu bisavo jose de moura filho clarinda gomes lamounier vierao pr regiao de formosa goias cmprarao terra no municipio e formosa perto do buraco ddas araras hoje a faenda a o domo do hotel fazenda araras a familia toda nascerao la me chamo altair amancio de moura obgd
ExcluirSou Erisval Moura, e a maior parte da minha família está radicada em Palmeiras de Goiás. Por dez anos seguidos nos reunimos lá - média de 180 pessoas - para confraternização e renovar os laços de amizade.
ResponderExcluirFoi uma experiência muito agradável. Com isso, desenvolvi interesse de estudar a história da família e entrar em contato com o maior número possível de parentes.
Ola meu nome e Eliane grace de moura meu avo era de minas sei que tem parentes la mad nao sei a cidade poid5 ele saiu de la muito novo e nao mais voltou o mome dele era JOAO ALVES DE MOURA SEI QUE ELE LUTOU NA REVOLUÇÃO DE32 SÃO PAULO CONTRA MINAS AI ELE FINGIU P SÃO PAULO GOSTARIA DE SABER MAIS ELE DIZIA QUE ÉRAMOS DESENDENTE DE JUDEUS Q AMAVA NAVEGAR NO RIO TETÊ DE SÃO PAULO TINHA UMA BARCO FALAVA Q TAVA NO SANGUE GOSTARIA DE SABER MAIS
ResponderExcluirOla meu nome e Eliane grace de moura meu avo era de minas sei que tem parentes la mad nao sei a cidade poid5 ele saiu de la muito novo e nao mais voltou o mome dele era JOAO ALVES DE MOURA SEI QUE ELE LUTOU NA REVOLUÇÃO DE32 SÃO PAULO CONTRA MINAS AI ELE FINGIU P SÃO PAULO GOSTARIA DE SABER MAIS ELE DIZIA QUE ÉRAMOS DESENDENTE DE JUDEUS Q AMAVA NAVEGAR NO RIO TETÊ DE SÃO PAULO TINHA UMA BARCO FALAVA Q TAVA NO SANGUE GOSTARIA DE SABER MAIS
ResponderExcluirOla meu nome e Eliane grace de moura meu avo era de minas sei que tem parentes la mad nao sei a cidade poid5 ele saiu de la muito novo e nao mais voltou o mome dele era JOAO ALVES DE MOURA SEI QUE ELE LUTOU NA REVOLUÇÃO DE32 SÃO PAULO CONTRA MINAS AI ELE FINGIU P SÃO PAULO GOSTARIA DE SABER MAIS ELE DIZIA QUE ÉRAMOS DESENDENTE DE JUDEUS Q AMAVA NAVEGAR NO RIO TETÊ DE SÃO PAULO TINHA UMA BARCO FALAVA Q TAVA NO SANGUE GOSTARIA DE SABER MAIS
ResponderExcluirOla meu nome e Eliane grace de moura meu avo era de minas sei que tem parentes la mad nao sei a cidade poid5 ele saiu de la muito novo e nao mais voltou o mome dele era JOAO ALVES DE MOURA SEI QUE ELE LUTOU NA REVOLUÇÃO DE32 SÃO PAULO CONTRA MINAS AI ELE FINGIU P SÃO PAULO GOSTARIA DE SABER MAIS ELE DIZIA QUE ÉRAMOS DESENDENTE DE JUDEUS Q AMAVA NAVEGAR NO RIO TETÊ DE SÃO PAULO TINHA UMA BARCO FALAVA Q TAVA NO SANGUE GOSTARIA DE SABER MAIS
ResponderExcluirMarcelo Moura !
ResponderExcluirMeu nome é Alexandre Alves Moura, Tenho 36 anos moro na Cidade de Praia Grande SP.
Sou filho de Manoel Alves Moura que já esta falecido 10/03/1988 aos 38 anos de idade, o mesmo foi nascido e criado no Estado do Ceará, quando atingiu a idade entre 20 e 25 anos veio para São Paulo, onde constituiu sua Familia e por fim veio a falecer.
Gostaria muito de poder ter contato com os familiares que se encontra morando no estado do Ceará.
Marcelo Moura !
ResponderExcluirMeu nome é Alexandre Alves Moura, Tenho 36 anos moro na Cidade de Praia Grande SP.
Sou filho de Manoel Alves Moura que já esta falecido 10/03/1988 aos 38 anos de idade, o mesmo foi nascido e criado no Estado do Ceará, quando atingiu a idade entre 20 e 25 anos veio para São Paulo, onde constituiu sua Familia e por fim veio a falecer.
Gostaria muito de poder ter contato com os familiares que se encontra morando no estado do Ceará.
Olá meu sobrenome também é moura meu pai também é Alves moura talvez podermos ser próximo Geovanamoura74@gmail.com
ExcluirMeu nome e Euzebio Lopes de Moura e sou natural de Porangaba - SP
ResponderExcluireuzebyo@outlook.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSou Reinaldo do Carmo Moura, minha Familia é de Araruama RJ
ResponderExcluirronaldotemtempo@yahoo.com.br
assembleiadeyahweh.com.br
Sou Analice Benevides Moura e meus pais Teresinha Moura e José Benevides Sobrinho. Meus pais, avôs, bisavôs, e eu mesma, somos todos nascidos na Bahia (Monte Santo), embora hoje eu e meus pais estejamos morando em São Paulo. Adorei ler a história acima, mesmo porque todos se espantam quando digo que sou baiana, pois sou loira, pele clara e olhos verdes.
ResponderExcluirSou Analice Benevides Moura e meus pais Teresinha Moura e José Benevides Sobrinho. Meus pais, avôs, bisavôs, e eu mesma, somos todos nascidos na Bahia (Monte Santo), embora hoje eu e meus pais estejamos morando em São Paulo. Adorei ler a história acima, mesmo porque todos se espantam quando digo que sou baiana, pois sou loira, pele clara e olhos verdes.
ResponderExcluirSou Analice Benevides Moura e meus pais Teresinha Moura e José Benevides Sobrinho. Meus pais, avôs, bisavôs, e eu mesma, somos todos nascidos na Bahia (Monte Santo), embora hoje eu e meus pais estejamos morando em São Paulo. Adorei ler a história acima, mesmo porque todos se espantam quando digo que sou baiana, pois sou loira, pele clara e olhos verdes.
ResponderExcluirAnalice, tenho alguns antepassados da região de Monte Santo. Vc pesquisa a sua família?
ExcluirMeu nome é Valéria Moura e meu avô paterno Ezequiel Coutnho de Moura nasceu em Silva Jardim / RJ. Ele era filho de Joaquim Jose de Moura Sobrinho e Frederica Lacerda. Agrande maioria dos descendentes do meu avô moram em Rio Bonito / RJ. Se alguém tiver mais informações eu agradeço.
ResponderExcluirValregmoura2@gmail.com
Minha mãe é Anaide Alves de Moura
ResponderExcluirTds meus tios são Alves de Moura uns moram em imperatriz outrs em acailandia Maranhão
ResponderExcluirRam eu sou moura e sou de Açailândia, meu pai é Alves moura
Excluirmeu pai morou em caxias conhece?
ExcluirBoa tarde...estou fascinado com esse blog. Também sou Moura, aliás, Alves de Moura. Me chamo Raimundo Alves de Moura Neto e meu pai Manoel Alves de Moura, sou de Natal / RN e meu pai de Santana do Matos / RN...Gostaria de saber mais sobre os MOURAS. Aguardo contato.
ResponderExcluirhttps://m.facebook.com/josemarcelodemourafilho?refid=8
ExcluirMuito legal a historia do sobrenome Moura,o meu sobrenome vem do meu avo , Manoel Moura, do Ceara, seria muito legal conhecer essa familia!
ResponderExcluircontatos: knxflavio@gmail.com
Claudio Henrique de Moura 15 de novembro de 2016
ResponderExcluirBoa noite sou Filho de Manoel Henrique de Moura
Neto d Henrique Enes de Moura
gostaria de saber do paradeiro dos meus tios soub e que algun s deles moram em Laginha MG
Boa noite a todos. Meu nome é Alexander de Oliveira Moura, filho de José Moura Netto, nascido de Hilda de Moura Rios, em Mossoró, Rio Grande do Norte.
ResponderExcluirMeu e-mail é alexx_moura@hotmail.com
Boa noite, sou Roci Moura, neto de José Francisco Morales de Moura, meu vô era do Município de Canguçu, RS, estava procurando sobre as origens da família, onde achei este blog do Marcelo Moura, exatamente para ter conhecimento, pois em 04/12/16, estamos realizando o 2º encontro da Familia MOURA, os descendentes do vô Chiquito, como era conhecido, com certeza, pelos estudos, somos todos parentes, meu imail é rocimoura@gmail.com, moro em Pelotas, RS
ResponderExcluirOlá, meu nome é Lara Lídia Moura Silva.
ResponderExcluirAmei saber da história dos meus ancestrais, sempre quis saber sobre a minha árvore genealógica, porém não tive acesso à isso pois minha família não tem registro de nada. Mas só de saber tantas coisas assim da família Moura eu já fiquei maravilhada. E outra coisa, um dia eu irei visitar a cidade Moura que fica em Portugal. Certeza!!! ;)
Que honra fazer parte dessa familia,eu sou Moises dos Santos Moura,filho de Murildo Moura da Silva e neto de Antonio De Moura Silva e Maria Moura da Silva,eu sei que minha familia mora em Mossoró,mas eu sou de Fortaleza Meu pai foi contador da empresa refeesa aqui em Fortaleza,meus tios que desconheço se chamam Antonio Marcos De Moura Silva e Romildo De Moura Silva,gostaria de alguma informação sobre eles pois tenho muita vontade de conhece-los ,meu e-mail bombombelinha@gmail.com Abraços p todos.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSou Wagner Moura, natural de Cambé- PR, filho de João Pinto de Moura (Jussara - PR) e sou neto de Adalgizo da Silva Moura (Rio de Contas - BH).
ResponderExcluirMinha Bisavó Julieta ( mãe do Adalgizo) era italiana e morava em Campo Mourão - PR, eu à conheci com 95 anos de idade.
Sei que tenho parentes em Sorriso - MT, mas não os conheço. Só sei até aí.
Contato: wagnerdmoura@gmail.com
Boa noite a todos, me chamo Douglas Assis Silva sou de Ipatinga MG. Minha familia e Moura mas nao herdei o sobrenome. Minha avó ainda viva com 88 anos Eva de Paula Moura minha Bisa-vó ja falecida Joana Bruna Moura e Bisa-vô Pedro Moura. Um bairro na cidade de origem Timoteo a 12km de Ipatinga carrega o nome Bairro Ana Moura, tem um ponto turistico Pico do Ana Moura. Estou mesmo interessado em saber minha descendencia. Parabens pelo blog super interessante. thedouglas2003@hotmail.com
ResponderExcluirmeu nome e wanderson azevedo moura,o mouraveio da parte do meu avo paterno ele era branco dos olhos engatinhados se alguem tiver alguma informaçao comessas pista agradeço
ResponderExcluiro nome dele era raimundo
Sou Mariana, não tenho o sobrenome Moura, mas sou Moura de coração e em breve no nome, mas meu avô era Adão Vicente de Moura.Vivia no Vale do Aço em Timoteo MG mas nã sei nada dele, e morreu quando minha mãe era criança, hoje ela tem 71 anos de idade. Nunca soube de família do meu avô na região do Vale do Aço somente que eram bem claros e de olhos azuis e gostaria de saber mais a respeito. Caso tenha alguém aqui que seja desta região ou saiba algo a respeito ficarei muito feliz.meu email é marianapsilva290922@gmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMINHA FAMILIA É IMENSA E DE SOBRENOME "MOURA"... ORGULHO!!
ResponderExcluirMarcelo
ResponderExcluirobrigada por compartilha essa pesquisa
Vc também está fazendo a arvore da família no Brasil?
Fara algum livro e encontros? pois a família Junqueira está fazendo este levantamento e achei ótimo ... conhecemos muitas pessoas e até parentes distantes nesses encontros...
bem fica a dica, e vai ai minha contribuição caso queira colocar essa ideia para frente.
Sou Elaine Junqueira de Moura, Filha de Austregildo Cavalcante de Moura e Suely Alves Junqueira de Moura - minha descendência vem do estado do Rio Grande do Norte, embora tenha nascido e criada no Rio de Janeiro.
Caso precise de mais informaçoes o meu email é elainejdemoura@gmail.com
Que honra fazer parte dessa familia,eu sou Moises dos Santos Moura,filho de Murildo Moura da Silva e neto de Antonio De Moura Silva e Maria Moura da Silva,eu sei que minha familia mora em Mossoró,mas eu sou de Fortaleza Meu pai foi contador da empresa refeesa aqui em Fortaleza,meus tios que desconheço se chamam Antonio Marcos De Moura Silva e Romildo De Moura Silva,gostaria de alguma informação sobre eles pois tenho muita vontade de conhece-los ,meu e-mail bombombelinha@gmail.com Abraços p todos.
ResponderExcluirMeu nome é Jocelino Costa Moura, moro em Várzea Nova - Santa Rita - Paraíba, meus ancestrais são de Mulungu e região acredito que fazemos parte ou somos membros dessa imensurável família, tenho primos no Rio de Janeiro e resto do Brasil afora, obrigado Marcelo, parabéns pelo seu trabalho.
ResponderExcluirEu sou Costa Moura, meu nome é Jocelino Costa Moura sempre tive muito orgulho do meu sobrenome, depois de ver essa pesquisa do Marcelo fiquei muito feliz em saber quão geande somos os Moura
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirMeu nome é Alves de Moura.
ResponderExcluirMeu bisavô de descendencia portuguesa era victor ferraz de moura.
estou buscando Parentes aqui em Natal-RN e outros estados para tentar chegar a um Parente de PORTUGAL para dar entrada em uma cidadania Portuguesa,dessa forma estabelecer uma linha para quem quer morar fora do Brasil ,favor entre contato . ricaomoura@yahoo.com.br
ExcluirMeu nome é Alves de Moura.
ResponderExcluirMeu bisavô de descendencia portuguesa era victor ferraz de moura.
Boa noite, um dos meus ancestrais era Moura, Mariano da Trindade Moura, nascido em Iguape Sao Paulo em 1754, bem sua familia era bem rica, e um dos netos dele teve filhos com minha pentavo Miquelina,( e isso mesmo o tio teve filhos com a sobrinha ) heheh, enfim.. um desses filhos teve grande destaque nacional entre 1850-1900 no Parana, seu nome EUCLIDES FRANCISCO MOURA, casou primeiramente com ANNA JULIA DE CARVALHO e o que sei tiverem 2 filhos ( Francisco e arthur) do segundo casamento com CATARINA GRABOWSKI tiverem ao menos 3 filhas ( ESTHER, ADELINA E DALILA), bem gostaria de contato com alguns dos descendentes dele !
ResponderExcluirestou buscando Parentes aqui em Natal-RN e outros estados para tentar chegar a um Parente de PORTUGAL para dar entrada em uma cidadania Portuguesa,dessa forma estabelecer uma linha para quem quer morar fora do Brasil ,favor entre contato . ricaomoura@yahoo.com.br
ExcluirA todos que queiram está mais próximo, aí está meu face https://m.facebook.com/josemarcelodemourafilho?refid=, podem mandar convite que aceitarei, falar no messenge dizendo que pegou por aqui (blog)
ResponderExcluirMeu nome é Pedro Antonio de Moura
ResponderExcluirMeu avos paternos são Pedro Moura Leal e Mariana leal de Moura.
Segue alguém souber das descendência fico grato.
Sou Ana Paula de Moura, filha de Carlos.de.Moura(in memória) meu era de Bragança paulista, e moro em SP/SP
ResponderExcluirSou Ana Paula de Moura, filha de Carlos.de.Moura(in memória) meu era de Bragança paulista, e moro em SP/SP meus avós pternos Florentino Ezechias de Moura e Maria Zulmira de Moura
ResponderExcluirMeu nome é Marta Aparecida de Moura, filha de Arlindo Narciso de Moura (in memoriam)filho de João Geraldo Narciso de Moura, meu pai nasceu em Santo Antônio da Patrulha (RS) em 08/06/1932.
ResponderExcluirestou buscando Parentes aqui em Natal-RN e outros estados para tentar chegar a um Parente de PORTUGAL para dar entrada em uma cidadania Portuguesa,dessa forma estabelecer uma linha para quem quer morar fora do Brasil ,favor entre contato . ricaomoura@yahoo.com.br
ExcluirEITA FAMÍLIA GRANDE! MEU NOME TERMINA COM MOURA NO FINAL. ANTES DISSO, EU TINHA OUVIDO FALAR QUE NOSSA ORIGEM VIERAM DE LADRÕES DE CAVALOS... É CADA HISTÓRIA. BEM INTERESSANTE SABER A ORIGEM DOS NOSSOS SOBRENOMES.
ResponderExcluirOi, me chamo Jéssica Maria dá Conceição Moura, meu pai se chama Francisco das Chagas Moura Filho. Infelizmente não cheguei a conhecer a família do meu pai mas sei que em boa parte são Cearenses. Aqui vejo tantos "Moura"s que me sinto em família ��
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMeu nome é Eliete de Freitas Moura, minha mãe era Ilda de Freitas Moura e meu pai Mariano de Moura, também de estatura baixa, pele e olhos claros. Ele nasceu em Cantagalo/RJ e dizia que meu avô era da Ilha da Madeira em Portugal. Fico feliz em saber que descendemos da Tribo de Judá.
ResponderExcluirBom dia me chamo Luiz Fernando de Moura sou do interior de São Paulo
ResponderExcluirMeu pai Francisco Otávio de Moura conta que o avô dele era francês e que mau falava português meu pai se hoje estivesse vivo teria 95 anos
Olá,
ResponderExcluirpreocupações sobre financiamento. Recebi minha parte, graças ao bispo Elias me deu 35.000 euros.
Se você quer um crédito de confiança contatá-la em:
bishopelijahloanfirm002@hotmail.com
Whatsapp: +2349035555247
Meu nome é Valeria Argentina
BEM-VINDO À SOCIEDADE DA FRATERNIDADE ILLUMINATI!
ResponderExcluirVocê é um empresário, político, músico, estudante, jogador de futebol / amante do esporte ou atleta etc, com necessidade de dinheiro desesperadamente e você está achando difícil ter e você quer ser bem sucedido, rico, bem poderoso e ser famoso na vida ? Você pode alcançar seus sonhos sendo um membro da grande fraternidade de Illuminati Com isso todos os seus sonhos e desejo do coração pode ser totalmente realizar. Também uma soma instantânea de $ 5.000.000,00 dólares e um carro de sua escolha de sonho para você como um novo membro desta grande sociedade de fraternidade com uma casa livre em qualquer lugar que você escolher para viver no mundo incluiu US $ 5.000,00 dólares mensais como um salário.
Observe como um membro desta grande sociedade, o que quer que você escolhe fazer é sucesso possível e extremo e realização em tudo que você faz ....
OBSERVAÇÃO: NENHUM SANGUE HUMANO NECESSITA AQUI SOMENTE SUA DEDICAÇÃO NECESSÁRIA E VOCÊ NÃO PAGA QUALQUER TAXA PARA JUNTAR-SE À FRATERNIDADE DE ILLUMINATI OK ... MAS FORNECE SOMENTE OS ARTIGOS NECESSÁRIOS PARA SEUS RITUAIS DE INICIAÇÃO SUCEDIDOS ...
Antes de quaisquer outras orientações de processo, ADICIONE-ME NO FACEBOOK OU envie-nos um e-mail através de: illuminatibrotherhoodsociety666@yahoo.com OU VOCÊ PODE WHATS-APP ME via: +2348179087906. E saiba mais sobre a sociedade de irmandade Illuminati e há benefícios dados a você como nossos novos membros dedicados ok?
NOTA: NENHUM SANGUE HUMANO SACRIFÍCIOS NECESSÁRIO AQUI OK? É UM CULTO DE PAZ COM OBJETIVOS MAIS GRANDES
OBTENHA RICO E TOME CUIDADO DE SUA VIDA E GERAÇÕES DE FAMÍLIAS ... ESPERANDO RECEBER E DAR-LHE BOAS-VINDAS AO GRANDE REINO ILLUMINATI.
PENSE GRANDE E SABIO PARA CIMA IRMÃO ... BASTANTE É BASTANTE LEVANTE E LUTA PARA SEU DIREITO.
SAUDAÇÕES,
Templo de Illuminati reino 666 ..
Você está alimentando a Pobreza? Você quer ser RICO agora, PODEROSO e ser bem sucedido em sua vida e negócios E ser FAMOSO ??? ?
SE SIM, JUNTE-SE À ILLUMINATI BROTHERHOOD SOCIETY reino agora !!! ...
NOTA: É um curso para ser pobre. DIGA NÃO À POBREZA E diga SIM às riquezas AGORA !! JUNTE-SE AO REINO ILLUMINATI BROTHERHOOD SOCIEDADE HOJE E DIGA ADEUS À POBREZA PARA SEMPRE !!!
KINDLY CONTATO EUA AGORA PARA MAIS DETALHES VIA: Email: illuminatibrotherhoodsociety666@yahoo.com OU WHATS-APP ME via: +2348179087906.
Sempre tive curiosidade de saber se realmente sou descendente dos De Moura, pra falar a verdade ainda tenho dúvidas, pois nasci em Oeiras, Piauí; mas tenho características físicas estranhas, como o olho azul e ter tido os cabelos loiros quando criança.
ResponderExcluirNão sou Mora! Mais por favor leiam meu comentário.
ResponderExcluirProcuro Ana Cristina, nascida em Sousa PB, criada por Pedro Moura e Francisca Moura! Numa época muito deficil em Sousa PB, Minha mãe deu ela pra esta familia. Deve te hoje 43 a 45. Meu zap 11950446877 e e-mail esperaresposta@bol.com.br
Sou Maria de Fátima Liporade de Moura, Filha de Desudeth Fernades de Moura com um irmão chamado Ismael Fernandes de Moura que eram de Pernambuco... Gostaria de notícias da família.
ResponderExcluirSou Lidiane Moura de Araruama/RJ. Meu bisavô se chamava Augusto Moura. Minha famíliavtrabalhava na extração do sal. Gostaria de saber a verdadeira origem da minha família.
ResponderExcluirBoa tarde me chamo Justino Soares de Moura, baiano de Araci, achei incrivel nossa arvore familiar, meu Pai Evaristo Soares de Moura, meu avô, Procopio Soares de Moura e meu bisavô - João de Moura, Portugues, gostaria de saber se já houve alguma idéia para reunir esta familia de alguma maneira?
ResponderExcluirjustino_moura@hotmail.com
Tô achando tudo aqui maravilhoso...meu nome e Kelly Moraes Moura..meu avo paterno foi Benedito Ferreira de Moura....veio para o Mato Grosso de Minas Gerais cidade de São Sebastião do Paraíso. ..sei que ainda temos parentes por lá. ..uma tia já esteve por lá. ...achei ótimos ver tantos claros de olhos azuis...meu avo e toda a familia possuía essa características. ..podem entrar em contato face Kelly Moraes Moura Hermes email: Kelly_moura@live.com
ResponderExcluirLegal ver que nossa família é enorme, por termos herança judaica pode-se dizer que somos uma pequena parte das estrelas que Abraão viu, e saber disso é gratificante, me chamo Karym Moura e gostaria de saber um pouquinho mais sobre a árvore genealógica..
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirSou Edinaldo Moura, nascido em Guarulhos-SP. Meu pai, Augusto Moura nasceu em Caruaru-PE, filho de Araújo Felix de Moura.
olá meu amigo sou Antonio Paulo Moura, tenho moura morando bem próximo de vc ai em guarulhos... somos do ceará de uma cidade chamada potiretama.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDa minha família, eu sempre fui o único a não aceitar que nossa origem fosse portuguesa. Eu jurava que fosse alemã, mesmo assim fiquei muito feliz em saber sobre os De Moura, inclusive faço questão de usar o "de". Sempre tive orgulho. Minha família se concentra no interior de SP, eu sou de Araraquara-SP. Será que tem mais de Moura por aqui? Parabéns pelo trabalho realizado aqui Marcelo!!!
ResponderExcluirsou Rodrigo Alves Moura Sales... minha mãe Assina Alves de Moura... a família e do interior de minas gerais, região de Patos de Minas, Uberaba, Ituiutaba e demais cidades da região... se alguém ai tiver interesse manda msg salles.mouraa@gmail.com
ResponderExcluirSou Vanil Moura estaremos reunindo nosso parente em um encontro em Ibaiti PR.
ResponderExcluirSou Leonardo Victor de Moura do interior do estado do RN
ResponderExcluirMe chamo Ítalo Lima de Moura de Porto Velho - RO, fiquei feliz em saber a origem de nossa família, de tudo que li a respeito esse texto é o mais coerente que vejo, obg!
ResponderExcluirVamos pegar nosso castelo de volta na cidade de Moura !!!! by: João Lucas Moura
ResponderExcluirMarcelo Moura, Boa noite, Meu nome E Ilvander Rodrigues De Moura, Filho de Jão Rodrigues de Moura, devo agradecer a você pois a partir das informações em seu blog pude entender muito da personalidade e de minha família que a muito tempo me deixa intrigado, sempre existiu em nós uma necessidade muito forte de fazer a diferença de conquistar coisas grandes e uma veia para negociar e ou para comércio que não poderia ter vindo de outra origem a não ser dos Mor/Moura, todo que li no seu blog só me fez realinhar minhas crenças entender minha origem e não lutar contra algo que me foi deixado de enrança por nossos ancestrais, mais uma vez agradeço por sua iniciativa, será um prazer conversar mais e saber sobre nossa família. um Abraço. Ilvander de Moura 31975650532
ResponderExcluirMarcelo Moura, Boa noite, Meu nome E Ilvander Rodrigues De Moura, Filho de Jão Rodrigues de Moura, devo agradecer a você pois a partir das informações em seu blog pude entender muito da personalidade e de minha família que a muito tempo me deixa intrigado, sempre existiu em nós uma necessidade muito forte de fazer a diferença de conquistar coisas grandes e uma veia para negociar e ou para comércio que não poderia ter vindo de outra origem a não ser dos Mor/Moura, todo que li no seu blog só me fez realinhar minhas crenças entender minha origem e não lutar contra algo que me foi deixado de enrança por nossos ancestrais, mais uma vez agradeço por sua iniciativa, será um prazer conversar mais e saber sobre nossa família. um Abraço. Ilvander de Moura 31975650532
ResponderExcluirMeu nome é Diego santos de Moura, filho de Isaías Barros de Moura, vertente-PE. tô muito feliz de saber da história da minha família. Qualquer coisa 081-9.8601-8754.
ResponderExcluirJunte-se ao templo illuminati para tornar-se rico e famoso hoje entre em contato conosco no thegreatilluminatitemple0 @ gmail.com, ou mensagem Sra. Jennifer francamente em WhatsApp via +2349034128196
ResponderExcluirBEM-VINDO AO MUNDO DE ILLUMINATI: o Clube da RICA FAMOSA INFLUÊNCIA, ESTRELA, é a mais antiga e maior fraternidade composta por 3 milhões de membros. Somos uma família sob um só pai que é o Ser Supremo. Em Illuminati, acreditamos que nascemos no paraíso e que nenhum membro deveria se esforçar nesse mundo. Se sua vida não for do jeito que você quiser e você gostaria de mudá-la, junte-se aos Illuminati hoje para obter $ 4000 a cada 3 dias e US $ 1500000 bênção por fazer e se juntar ao que você gosta de fazer melhor Email: agentpatrick5@gmail.com Ou WhatsApp Us on +1 (941) 944-7957 Notas Membro Sério Aplicar
ResponderExcluirExiste a liberdade de libertar a humanidade. Esta organização é pacífica. Illumminati está em todo o mundo, esta organização dá as boas vindas a todos e se junta. Não há Sacrifício Humano de qualquer tipo em illuminati.
ResponderExcluirNós levamos pessoas, de todos os tipos, homens, mulheres e jovens. Para se juntar a illuminati, leva apenas 30 minutos, ficar rico só pode demorar 2 horas. Temos muitas vantagens em Illuminati.
Demos aos nossos membros $ 3.000 dólares americanos por semana.
Nós damos aos nossos membros $ 2.000.000 / = todos os meses.
Nossos membros são livres para viajar para qualquer país de sua escolha em qualquer momento.
Se uma pessoa recebe para nós um membro, damos a essa pessoa instantânea US $ 1000 Us Dollars por pessoa que ele trouxe para se juntar a nós.
Muitas pessoas se juntaram a nós, pastores, músicos, homens de negócios, professores, celebridades, agricultores, atores de cinema. ONGs e outros que não podemos elaborar nesta página.
Junte-se a nós hoje e fique rico, envie-nos um e-mail para: welcomtotheilluminatitemple@outlook.com
Você pode se juntar hoje e mudar sua vida. ou contate-nos no whatssapp +2348109702753
Olá, meu nome é Manoel de Moura e Silva neto sou neto de Manoel de Moura e Silva e sou filho de Maviael de Moura e Silva moro em Jaboatão dos Guararapes PE
ResponderExcluirSou de Vitória/ES e tenho parentes na Bahia. Algum Moura aqui é de Vitória ou tem parentes na Bahia?
ResponderExcluirMeu nome é Rodolfo Eduardo de Moura Luciano moro em BH e gostaria de saber se porque meu bisavô chamava Sebastião de Moura será que tem algum parente aqui no Brasil ou fora do Brasil que eu seu o primeiro Moura chamava Bastião De Moura
ResponderExcluirMeu nome é Rodolfo Eduardo de Moura Luciano moro em BH e gostaria de saber se porque meu bisavô chamava Sebastião de Moura será que tem algum parente aqui no Brasil ou fora do Brasil que eu seu o primeiro Moura chamava Bastião De Moura
ResponderExcluirMeu nome é Rosy e minha avo e maria texeira de moura , filha de manoel antonio de moura e anna maria de jesus , foi registrada em sena madureira -ac
ResponderExcluirManoel antonio de moura é filho de manoel texeira de moura e maria angelica da silva
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirMEU NOME É ROBERTA MOURA MEU PAI É DE UMA CIDADE DE PERNAMBUCO CHAMADA TUPANATINGA ONDE A MAIORIA DA POPULAÇÃO POSSUEM O SOBRENOME MOURA!
ResponderExcluirolá galera Moura acho que deveríamos nos juntar e fazer uma grande convenção familiar... meu nome é Antonio Paulo Pareira Moura e Minha esposa Leomarne Moura, maria de moura e avos: Antônia Damiana de Moura, e Pedro Francisco de Moura... toda minha família é moura
ResponderExcluirSou Silvio de Moura. Filho de Elas de Moura , Neto de Benetito De moura. Nois e top.
ResponderExcluirMe chamo Thayana de Moura Macêdo. Neta, por linha materna, de Estevão Ezequiel de Moura. Tenho poucas informações sobre os De Moura. Gostei muito do que li. Meu avô nasceu no Vale do Assu no Rio Grande do Norte. Das poucas informações que tenho, o meu bisavô teria chegado ao Vale vindo da cidade de Patu/RN.
ResponderExcluirSaudações! Chamo-me Fábio Aiko Hirata de Moura, estou estudando a história de nossa ancestralidade e gostaria de ter mais conteúdo para leitura, se puderem me enviar algo, fico agradecido. Meu e-mail é fabioaikohirata@gmail.com e meu celular é WhatsApp e: +5565984028088. Obrigado!
ResponderExcluirOlá, meu nome é Miriam da Silva Moura, meu pai Luiz de Moura meu avô Adão de Moura, sou de Curitiba e minha família paterna de União da Vitória.....
ResponderExcluirSou HELOISIO Andrade de Moura e nasci em Minas Gerais, na Cidade de governador valadares
ResponderExcluirOlá me chamo Edivaldo Lima Serra. O neme do meu avô, é wilWil de carvalho de Moura Serra. Só sei qur ele era português...
ResponderExcluir